Resultados da pesquisa “O Perfil do Profissional de Relações Governamentais”
Em 2015 realizamos a pesquisa “O Perfil do Profissional de Relações Governamentais” com mais de 160 executivos, que levantou importantes dados sobre capacitação, cargos e experiência para compreendermos e pensarmos a atividade e seu principal agente.
As descobertas levantadas pela pesquisa serviram ainda de base para outras análises, tendo sido usadas como referência no estudo Lobbying no Brasil: profissionalização, estratégias e influência (Ipea), e na reportagem Lobby, crime ou negócio (Isto é Dinheiro).
Este ano realizamos uma nova edição da pesquisa, revisada e ampliada, para percebermos a evolução desde aquele ano e também para explorar novas questões que se levantaram.
Na primeira etapa abordamos quantos são, onde estão distribuídos e como estão concentrados os profissionais de Relações Governamentais no Brasil. A segunda fase analisou as competências mais demandadas desses profissionais.
Os resultados parciais dass primeiras etapas originaram os artigos O universo do lobby, Quem contrata lobistas e Relações Governamentais: as competências que o mercado exige.
A terceira etapa traz um amplo “raio x”, cruzando dados para revelar nuances do “lobista brasileiro”, sobre a organização, idade, gênero, habilidades, capacitação, experiência e remuneração.
Clique no link abaixo para ver os dados consolidados e resumidos das principais evidências levantadas. Boa leitura!
Comments