Resultados da pesquisa “O Perfil do Profissional de Relações Governamentais”


Em 2015 realizamos a pesquisa “O Perfil do Profissional de Relações Governamentais” com mais de 160 executivos, que levantou importantes dados sobre capacitação, cargos e experiência para compreendermos e pensarmos a atividade e seu principal agente.

As descobertas levantadas pela pesquisa serviram ainda de base para outras análises, tendo sido usadas como referência no estudo Lobbying no Brasil: profissionalização, estratégias e influência (Ipea), e na reportagem Lobby, crime ou negócio (Isto é Dinheiro).

Este ano realizamos uma nova edição da pesquisa, revisada e ampliada, para percebermos a evolução desde aquele ano e também para explorar novas questões que se levantaram.

Na primeira etapa abordamos quantos são, onde estão distribuídos e como estão concentrados os profissionais de Relações Governamentais no Brasil. A segunda fase analisou as competências mais demandadas desses profissionais.

Os resultados parciais dass primeiras etapas originaram os artigos O universo do lobby, Quem contrata lobistas e Relações Governamentais: as competências que o mercado exige.

A terceira etapa traz um amplo “raio x”, cruzando dados para revelar nuances do “lobista brasileiro”, sobre a organização, idade, gênero, habilidades, capacitação, experiência e remuneração.

Clique no link abaixo para ver os dados consolidados e resumidos das principais evidências levantadas. Boa leitura!

Pesquisa Perfil Profissional Relações Governamentais 2018

2 visualizações
Siga nossas redes sociais
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
Envie sua Mensagem